Regulamentos

Regulamento

1. O QUE É O FESTIVAL?

1.1 – O Festival Sons do Araguaia celebra a diversidade artística, mas também busca promover o desenvolvimento cultural e econômico de
nossa comunidade. É uma plataforma para talentos locais brilharem e se conectarem com um público amplo e diversificado. Evento inovador
que visa não só entreter, mas também inspirar e fortalecer nossas raízes culturais. O Festival é mais do que um simples evento, é uma
celebração do talento e da criatividade de da belíssima região do Araguaia.

2. QUEM REALIZA O FESTIVAL?

2.1 – O Festival Sons do Araguaia é realizado pelo Instituto Brasil,
patrocionado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de
Mato Grosso e conta com o apoio Assembleia Legislativa de Mato
Grosso

3. QUEM PODE PARTICIPAR?

3.1 – Podem participar músicos, intérpretes e compositores com músicas
autorais dos mais variados gêneros musicais, que tenham o Araguaia
e suas belezas naturais e culturais como inspiração e que residam ou
desenvolvam atividades artisticas em Mato Grosso.
3.2 – Poderão participar da seleção duplas, trios, bandas, grupos e
individualmente?
3.3 – Poderão participar pessoas fisicas, maiores de 16 anos de idade,
desde que devidamente autorizado e acompahado pelo representante
legal.
3.4 – Não serão aceitas inscrições de pessoas jurídicas (CNPJ)?

4. QUAIS TIPOS DE MÚSICAS PODEM CONCORRER?

4.1 – A música a concorrer terá que ser inédita e original. Entende-se por
inédita, a música que ainda não tenha sido gravada ou divulgada em
gravação comercial; e original, a música que não contenha plágios,
adaptação ou citação poética de outro autor ou compositor.
4.2 – As composições deverão ser inéditas e originais, tanto no aspecto
musical quanto nos versos da letra.
4.3 – Todos os gêneros musicais serão aceitos, com exceção do gospel.

5. QUAL A PREMIAÇÃO?

5.1 – A premiação total será de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais). O
prêmio total será dividido da seguinte forma:
Colocação Premiação
1º Primeiro Lugar R$ 65.000,00
2º Segundo Lugar R$ 35.000,00
3º Terceiro Lugar R$ 15.000,00
4º Quarto Lugar R$ 10.000,00
5º Quinto Lugar R$ 5.000,00
5.2 – Sobre o valor da premiação não haverá incidência, nem retenção de
impostos, ficando o vencedor (a) obrigado a fazer as declarações e
recolhimentos necessários. Além de observar a legislação tributária
aplicável.
5.3 – O vencedor (a) deverá indicar os dados bancários e a chave PIX para
pagamento da premiação que será realizada em até 10 (dez) dias
após a grande final. Os organizadores não se responsabilizam por
descontos ou outras taxas e encargos da operação.

6. QUAIS AS FASES DO FESTIVAL?

6.1 – As inscrições para o festival serão constituídas de 4 (três) fases, sendo
a inscrição, triagem e seleção para seletivas e grande final no
município de Água Boa. Os resultados de todas as fases serão
divulgados no site oficial do evento.
6.2 – A grande final do festival ocorrerá no município de Água Boa. A cada
selecionado nas seletivas será ofertado uma ajuda de custo no valor
de R$ 300,00 (trezentos reais) para participação na grande final.

7. QUEM SERÃO OS JURADOS?

7.1 – Os jurados serão pessoas com notáveis conhecimentos na cadeia
produtiva da música e serão selecionados pela equipe técnica
organizadora do Festival. A lista dos jurados de cada edição será
divulgada no site oficial do evento.
7.2 – A mesa de jurados será composta por até 5 (cinco) pessoas e suas
decisões serão soberanas, sobre as quais não caberá recurso.

8. QUAIS OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PREMIAÇÃO?

8.1 – Para seleção serão adotados os critérios de julgamento mencionados
na tabela abaixo, em uma escala de qualificação, com pontuações que
variam de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
8.2 – A nota de cada um dos jurados será somada para se chegar à
pontuação final de cada candidato. Sendo adotada a seguinte
equação:
J1+J2+J3+J4+J5 = nota final
8.3 – Serão adotados 4 (quatro) critérios de julgamento em uma escala
crescente de pontuação:
Item Critério Escala de Pontuação
1 Letra 0 – 10
2 Interpretação 0 – 10
3 Melodia 0 – 10
4 Harmonia 0 – 10
8.4 – Para fins de desempate, será considerado o item 1 como critério de
desempate. Caso o empate persista serão consideradas as maiores
notas nos demais critério até que se dirima o empate.

9. COMO E QUANDO POSSO ME INSCREVER?

9.1 – As inscrições serão realizadas no período de 30 de agosto a 06 de novembro de 2024 no site oficial www.festivalsonsdoaraguaia.com.br  Não serão aceitas inscrições presenciais.
Prazo de Inscrições:
-Barra dos Garças
20/09/2024
-Cocalinho
27/09/2024
-São Félix do Araguaia
11/10/2024
-Alto Araguaia
25/10/2024
-Água Boa
08/11/2024


9.2 – Ao se inscrever o autor/cantor/compositor/intérprete deverá indicar em
qual município gostaria de concorrer, que corresponde a edição do
festival. Será permitido a seleção de apenas um município para
concorrência. O candidato deverá enviar comprovante ou declaração
de endereço em um dos municípios de Mato Grosso.
9.3 – Cada candidato poderá inscrever apenas 01 (uma) música.
9.4 – O autor/cantor/compositor/intérprete deverá enviar a letra da música
em português e um vídeo ou áudio interpretando a música. O link com
o vídeo ou áudio deverá ser depositado em plataforma digital de
compartilhamento de dados (Google Drive, Youtube e/ou WeTransfer)
e o link enviado na inscrição.
9.5 – O candidato deverá enviar uma cópia atualizada do
Currículo/Portifólio.
9.6 – Os organizadores não se responsabilizam por problemas técnicos,
problemas de conexão ou permissões, links ou formatos alterados ou
corrompidos ou qualquer outra situação que inviabilizem a reprodução
ou recepção da inscrição.

10. PRECISO PAGAR A INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR?

10.1 – As inscrições para concorrer no festival são gratuitas.

11. QUAL A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO?

11.1 – Cada edição do Festival contará com pocket shows e feira de
economia criativa e solidária, com a participação de artesãos e
empreendedores criativos da região.

12. QUAL O CRONOGRAMA DO FESTIVAL?

12.1 – O Festival será realizado entre os meses de setembro e dezembro de
Cada edição ocorrerá em um município da região do Araguaia,
conforme tabela abaixo.
Edição Data Horário
Barra dos Garças 21/09/2024 19h as 23h
Cocalinho 28/09/2024 19h as 23h
São Félix do Araguaia 12/10/2024 19h as 23h
Alto Araguaia 26/10/2024 19h as 23h
Água Boa 08/11/2024 19 as 20h
Grande Final – Água Boa 09/11/2024 19h as 23h


12.2 – O Festival não se responsabilizará por alojamentos, transporte e nem
reservas em hotéis, providência esta que caberá unicamente ao
candidato inscrito.

13. COMO SERÃO REALIZADAS AS SELETIVAS E GRANDE FINAL?

13.1 – Os candidatos selecionados na triagem serão orientados pela equipe
organizadora do evento sobre a operacionalização da participação na
seletiva escolhida.
13.2 – As seletivas serão realizadas nos municípios de Alto Araguaia, Água
Boa, Barra dos Garças, Cocalinho e São Félix do Araguaia.
13.3 A sequência das apresentações dos concorrentes será feita através de
sorteio.
13.4 – Os concorrentes contarão com estrutura de som, palco coberto e
iluminação.
13.5 – Os concorrentes terão à disposição sistema de som para realizar
passagem de som, antes nas seletivas e na grande final.
13.6 Não será permitida na apresentação a utilização de recursos
eletrônicos como: sons programados; playbacks e outros do gênero.
13.7 – Não será permitido afinar instrumentos no palco antes das
apresentações.
13.8 – Cada concorrente tem o tempo máximo de 10 (dez) minutos para
realizar sua apresentação, sendo que a música não poderáá
ultrapassar o tempo de 5 (cinco) minutos sob pena de perder 01 (um)
ponto na somatória total das notas.
13.9 – É proibido fazer propaganda de caráter político/partidário,
promoção/divulgação verbal ou visual de produtos, pessoas ou
serviços de terceiros no decorrer de sua apresentação.
13.10 – O concorrente que não estiver presente quando for anunciado estará
automaticamente desclassificado.
13.11 – Na grande final, a ser realizada na edição de Água Boa será realizada
a mentoria aos candidatos vencedores. Os candidatos classifcados
poderão participar das mentorias, desde que se responsabilizem pelo
custos da participação.

14. INFORMAÇÕES E DÚVIDAS

14.1 – Ao se inscrever o candidato declara ser responsável pela obra ou ter
autorização para concorrer com ela, isentando os organizadores de
qualquer responsabilidade sobre direitos autorais, inclusive ECAD.
14.2 – Ao se inscrever, os candidatos (classificados) cedem ao Instituto Brasil
e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso –
SECEL/MT, o direito de utilização de imagem e som de suas
apresentações em veículos de comunicação próprios e de terceiros, e
para divulgação oficial do evento e para composição do acervo de
produções das instituições mencionadas.
14.3 – A equipe técnica organizadora do Festival reserva-se o direito de
desclassificar o concorrente que, sob qualquer pretexto, perturbar a
ordem, atacar a integridade física ou moral de qualquer cidadão,
como também desrespeitar qualquer item do Regulamento.
14.4 – Ao se inscrever o candidato concorda em fornecer as informações e
documentos pessoais e declara ciência de que as informações serão
tratadas sob sigilo e considerando as determinações da Lei Geral de
Proteção de Dados.
14.5 – Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela equipe
técnica organizadora.